PUBLICIDADE

Carla Zambelli renuncia ao cargo de deputada federal

blank
blank
Imagem – reprodução: redes sociais

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) enviou à Câmara Federal uma carta, por meio da qual renuncia ao cargo parlamentar. A carta foi enviada neste domingo (14), segundo informação divulgada pela assessoria da presidência da casa legislativa.

Com a renúncia de Zambelli ao cargo, quem assume é o suplente do Partido Liberal de São Paulo que recebeu mais votos, Adilson Barroso. A posse do suplente está prevista para acontecer nesta segunda-feira (15).

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que foi uma estratégia conjunta da defesa para evitar a cassação da deputada.

Na quarta-feira (10), o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a cassação do mandato parlamentar de Carla Zambelli. Já na sexta-feira (12), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, confirmar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que decretou a perda automática do mandato da deputada.

A condenação da parlamentar pelo STF se deu em consequência da deputada  ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença, de 10 anos de prisão, se tornou definitiva e sem possibilidade de recurso em junho.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.