
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) enviou à Câmara Federal uma carta, por meio da qual renuncia ao cargo parlamentar. A carta foi enviada neste domingo (14), segundo informação divulgada pela assessoria da presidência da casa legislativa.
Com a renúncia de Zambelli ao cargo, quem assume é o suplente do Partido Liberal de São Paulo que recebeu mais votos, Adilson Barroso. A posse do suplente está prevista para acontecer nesta segunda-feira (15).
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que foi uma estratégia conjunta da defesa para evitar a cassação da deputada.
Na quarta-feira (10), o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a cassação do mandato parlamentar de Carla Zambelli. Já na sexta-feira (12), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, confirmar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que decretou a perda automática do mandato da deputada.
A condenação da parlamentar pelo STF se deu em consequência da deputada ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença, de 10 anos de prisão, se tornou definitiva e sem possibilidade de recurso em junho.