Fato novo na política paraibana a partir de Cabedelo. Nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, o cenário político paraibano parecia calmo, sem apresentar novidades – parecia! De repente, uma foto publicada nas redes sociais do ex-prefeito André Coutinho (cassado) deu o que falar.
Na mesma imagem, juntos, Ricardo Barbosa, André Coutinho e Walber Virgolino.
Em outras palavras, o prefeito afastado André Coutinho (Avante) conseguiu o que até pouco tempo parecia impossível: reunir os pré-candidatos à Prefeitura do Município na eleição suplementar marcada para abril de 2026, Ricardo Barbosa (PSB) e Walber Virgulino (PL).
Nas redes sociais, Coutinho publicou a imagem do encontro com a legenda: “Feliz Natal e a certeza de um Ano Novo pleno de realizações para Cabedelo e o nosso querido povo”.
A imagem chama atenção pelo contexto da política estadual. Ricardo Barbosa é aliado do governador João Azevêdo, a quem Walber faz dura oposição na Assembleia Legislativa.
Informações preliminares dão conta de que André Coutinho está sendo elo no diálogo entre Ricardo e Walber – ambos postulantes à prefeitura.
Ao que tudo parece, há um objetivo comum entre ambos: derrotar o ex-prefeito Vitor Hugo (Avante). Hugo, por sua vez, deve apoiar o prefeito interino Edvaldo Neto (Avante) na eleição suplementar.
Entenda o caso
André Coutinho foi eleito prefeito de Cabedelo nas eleições municipais de 2024 – com o apoio do então gestor Vitor Hugo. Em pouco tempo, a amizade política entre os dois rachou.
André foi afastado do cargo em 15 de dezembro, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Ele e sua vice, Camila Holanda, foram cassados em decorrência da investigação que apura interferência do tráfico de drogas nas eleições municipais de Cabedelo em 2024.
Com o afastamento de Coutinho, quem assumiu a Prefeitura de Cabedelo interinamente foi o vereador Edvaldo Neto (Avante), presidente da Câmara Municipal.
Edvaldo Neto disputará a eleição suplementar.
Por Valter Nogueira