A temporada 2026 do projeto cultural do restaurante Canoa dos Camarões será aberta nesta sexta-feira (16), às 20h, com a inauguração da exposição coletiva denominada Paraíba Primeiro Sol. O evento vai reunir artistas visuais e poetas integrando mais uma vez o projeto Pinturas & Poesias e promovendo a união de múltiplas artes.
Paraíba Primeiro Sol será a 14ª exposição realizada no restaurante galeria dentro de seu projeto cultural. Dessa vez, um sexteto formado de artistas e poetas vão entrelaçar artes visuais, literatura, música e gastronomia. A mostra vai contar com imagens de Antônio Claúdio Massa, Josafá de Orós e Lúcia França, além de poemas de Vânia Rocha, Boisbaudran Imperiano e Ricardo Freitas.
De acordo com Massa, que também é curador do projeto, a exposição traz um convite para o público perceber o território paraibano sob a luz inaugural das artes que revelam suas formas, cores, memórias, sons e afetos. “Vamos propor um diálogo que revela pessoas, paisagens, fauna, flora e cultura. O verão que se anuncia não é apenas uma estação climática, mas um estado de espírito — luminoso, vibrante, aberto ao encontro das pessoas com as artes”, comentou.
Assim como nas versões que antecederam, a exposição Paraíba Primeiro Sol vai entrelaçar as narrativas das artes visuais, que vão explorar técnicas variadas, com os textos poéticos que dialogam e traduzem as imagens. “Tenho certeza que o público vai mais uma vez se encantar”, afirmou a empresária Lúcia Lyra que vem abrindo espaço há quase dois anos às múltiplas artes no ambiente interno do Canoa dos Camarões.
Para ela, ao ocupar o espaço do Restaurante Galeria Canoa dos Camarões, a mostra reafirma o espírito do projeto: transformar o cotidiano em experiência estética, onde gastronomia, convívio e arte se unem como parte de uma mesma paisagem sensorial. “Vamos continuar celebrando a cultura paraibana em sua pluralidade”.