PUBLICIDADE

Fred Coutinho recebe presente que reverencia memória do professor Júlio Aurélio 

blank
blank
André e Fred – Foto: Enaldo Araújo

O legado do professor e desembargador Júlio Aurélio Coutinho (In memoriam) permanece vivo, por meio de seus ensinamentos que, ainda hoje, reverberam  em ambientes acadêmicos. Nesse diapasão, a arte milenar de presentear encheu de emoção o Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, nesta sexta-feira (30), momento em que o desembargador Fred Coutinho recebeu das mãos do jovem André Fernandes um presente que trouxe à tona a lembrança do professor Júlio Aurélio.

O presente em questão – de aparência simples, mas de grande valor simbólico/emocional – ,  é uma cópia do discurso proferido por André Fernandes, por ocasião da cerimônia de Colação de Grau de formandos do UNIPÊ – Centro Universitário de João Pessoa. Fernandes foi o orador da turma e abriu o discurso com uma frase de efeito do professor Júlio Aurélio, a saber: “Há momentos em que falo mal. E, há momentos como este, em que mal posso falar.”

André Fernandes informou, na ocasião, que a frase não foi escolhida à toa, ao tempo em que reportou ao presidente Fred o motivo que o levou a pinçar a citação do professor Júlio Aurélio, a qual agora é parte integrante do  seu memorável discurso. 

“A história remonta ao ano de 1974, quando o professor Júlio Aurélio disse a frase de efeito em uma palestra proferida no Instituto Moderno, em Mamanguape. E essa história chegou a mim por meio da minha avó, Inês Lyra Fernandes, que foi professora e diretora do Instituto”, explicou André Fernandes.   

Por sua vez, o presidente Fred Coutinho, com o presente em mãos, não só agradeceu o gesto de André Fernandes, como fez questão de não esconder a emoção, ao revelar que o pai era afeito a frases de efeito.

Presente como esse, que acabo de receber, transcende o valor físico; perpassa, com a força da emoção, os limites da alma e do coração. Por tudo que vivi, neste instante, proporcionado com este gesto,  desse jovem, com o presente recebido de André Fernandes, não posso ter outro sentimento senão de gratidão”, arrematou Fred Coutinho – filho do professor Júlio Aurélio.

Fonte: Gecom-TJPB

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.