O Procon de João Pessoa deverá divulgar, em breve, uma lista com as distribuidoras de combustíveis acusadas de um esquema para subir os preços dos produtos na Paraíba. A informação foi veiculada no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, nesta quarta-feira (1º), e confirmada pelo o secretário executivo do Procon-JP, Júnior Pires.
Diante das evidências, o Procon vai apresentar um relatório vasto sobre a questão em tela, envolvendo as distribuidoras que, com o estoque antigo, passam a incidir no reajuste dos combustíveis.
O relatório da investigação feita pelo Procon de João Pessoa está sendo finalizado após o recebimento de denúncias sobre a formação de um esquema para subir os preços dos combustíveis mesmo sem qualquer motivação.
Tornou-se comum na Paraíba que, momentos após o anúncio da Petrobrás acerca de reajuste, o preço já fosse modificado nos postos. As denúncias são de que o preço seria repassado pelas distribuidoras, deixando os donos de postos de mãos atadas e tendo que repassar o reajuste.
Ministério Público
O assunto também é alvo de uma investigação do Ministério Público, aberta no início de fevereiro para apurar a existência de possíveis irregularidades na comercialização de combustíveis pelas distribuidoras da grande João Pessoa (Bayeux, Cabedelo e Santa Rita). De acordo com o MPPB, as distribuidoras estariam segurando para vender combustíveis a novo preço.