Expectativa em Brasília acerca da votação do Projeto de Lei (PL) nº 959/2023, que tramita na Câmara Federal. O projeto é de autoria do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB), e, caso aprovado, oficializará a profissão de vigilante como atividade de risco permanente no país e, assim, permitir que integrantes da categoria possa ter acesso facilitado ao porte de arma em tempo integral e não apenas durante o horário de serviço.
De com o Cabo Gilberto, as atividades de Segurança Privada e Transporte de Valores são executadas por “profissionais que passaram por amplo curso de formação e foram submetidos a diversas avaliações técnicas e psicológicas, dentre estas, a cadeira de tiro ministrada por instrutor devidamente cadastrado e autorizado pela Polícia Federal“.
– Continua depois da Publicidade –
Na justificativa, o parlamentar destaca que a proposta que é “relativamente comum em nosso país, atentados contra esses profissionais, sendo plenamente justificado que possam portar arma de fogo de uso particular fora do horário de serviço. Essa medida permitirá maior proteção ao vigilante e à sua família, todos vulneráveis em razão da atividade profissional do mesmo“.
A matéria foi publicada em primeira mão no Portal da Capital.
Clique aqui para conferir o documento.