Por Nonato Nunes
A Política é a oportunidade que cada cidadão de uma cidade tem de implementar transformações as quais vão refletir positiva ou negativamente na vida da coletividade. Se elas são positivas, o seu proponente ganha a admiração e o respeito de todos aqueles que o admiram e que conhecem as suas reais intenções em prol da sociedade em favor da qual ele atua. O ex-vereador Aristávora [Tavinho] Santos é um desses nomes que a cidade de João Pessoa se ressente de sua ausência no Poder Legislativo Municipal.
O seu mandato, na Câmara Municipal de João Pessoa [Casa de Napoleão Laureano], sempre fora voltado à apresentação de proposituras que buscassem o enaltecimento da Capital como cabeça do Estado da Paraíba. E foi pensando assim que ele realizou o Primeiro Seminário Metropolitano de João Pessoa, nos anos 90. Essa iniciativa criou a Área Metropolitana, a qual conglomerou todos os municípios no entorno da Capital. Assim, toda a área litorânea estaria integrada em termos administrativo, político, jurídico e econômico. Um marco sem precedentes…
Dentre as demais iniciativas do ex-vereador está a sua intensa participação, como Relator, na formatação do Plano Diretor da Cidade.
Em 2015, ocupou a Diretoria de Operações da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas [Empasa], quando realizou o reconhecido trabalho de valorização de todos os operadores da empresa. Sua gestão incrementou, sobretudo, a feira de produtos agrícolas oriundos da agricultura familiar. Tavinho foi ainda Secretário de Esporte e Turismo do município na gestão anterior do prefeito Cícero Lucena, e chegou a ocupar o cargo de prefeito interino da Capital. Vale salientar que em cada cargo que ocupou ele deixou sua marca como administrador inovador e que buscava sempre a excelência do serviço prestado à coletividade. E saiu de todos eles sem qualquer mácula administrativa.
A ausência de Tavinho Santos, na Câmara Municipal de João Pessoa, é sentida até hoje pelo alto nível da qualidade do serviço que sempre prestou à população de João Pessoa.