Fatos novos, porém, inversamente proporcionais, alimentam o cenário político atual em João Pessoa e em Campina Grande com vista às eleições do próximo ano. E tudo emoldurado com cenas antagônicas se comparadas as realidades ora vividas na Capital e na Rainha da Borborema – os dois maiores colégios eleitorais da Paraíba.
Na Capital, João e Cícero reafirmam sintonia; na Rainha da Borborema, sinais de distanciamento entre Bruno e Romero.
Em João Pessoa, o governador João Azevêdo chancelou apoio à reedição da chapa Cícero/Léo em 2024, em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (22), durante visita a obras na Capital, ao lado do prefeito Cícero Lucena e do vice, Leo Bezerra.
Ainda na entrevista, o chefe do executivo estadual declarou que “o carimbo de aval já está dado”, ao destacar a referida chapa.
Em outras palavras, é possível afirmar que se depender do gestor estadual a aliança selada nas eleições de 2020 será reeditada em 2024 na disputa pela prefeitura de João Pessoa: Cícero na cabeça de chapa, com Léo Bezerra (PSB) na vice.
Já na Rainha da Borborema o céu não é de brigadeiro. Romero fala de lógica para apoiar Bruno, mas deixa recado: “Se não me couber, estou fora”.
Em Campina é visível sinais de racha entre o prefeito Bruno Cunha Lima e o ex-prefeito e atual deputado federal, Romero Rodrigues. No entanto, bombeiros de peso tentam apagar os atritos antes que as faíscas se transformem em chamas.
Perspectiva
Recorrendo ao clichê, muita água ainda vai rolar por baixo da ponte até 2024 na Capital e em Campina Grande. A máxima ocorre poque política não é uma ciência exata, é algo corrente; cenários se formam e se dissipam a cada fato novo.
Nesse diapasão, não é possível cravar que a aliança João/Cícero é algo tipo “prego batido, ponta virada”. Na mesma linha, não se pode dar como certo o racha Bruno/Romero.
A presente análise foi formatada com base em dados atuais. Amanhã será outro dia. Ou melhor, como diz o poeta popular: pode acontecer tudo, inclusive, nada…
Fogo amigo
Na terra dos Tropeiros da Borborema, Bruno pode se tornar alvo de fogo amigo.