Uma equipe de profissionais de João Pessoa e Guarabira, liderada pelo jornalista e autor Nonato Nunes, está trabalhando no documentário “Três tiros, dois destinos – O atentado que mudou a história do Brasil”. É uma adaptação do livro “Bandeira de sangue – Nem heróis, nem vilões”, do mesmo jornalista, e lançado em 2020.
Conforme o autor, a ideia é realizar um videodocumentário de 45 minutos com depoimentos de escritores e pesquisadores de João Pessoa e Guarabira sobre os fatos. O trabalho tem por finalidade facilitar a compreensão dos fatos por meio de imagens, documentos, entrevistas, efeitos especiais, sonorizações musicais da época e de todos os efeitos que ajudam na estética da obra.
De acordo com , “o videodocumentário tem o condão de estabelecer uma maior interatividade no processo de compreensão de toda a história. O livro exige uma concentração maior, o que não é algo muito próprio do brasileiro. Entre ver uma imagem e ler uma página, o brasileiro prefere o primeiro. Então essa é a nossa intenção em fazer essa adaptação do livro para o videodoc”, disse o autor e jornalista.
Não existe um prazo definido para a conclusão da obra, pois, conforme o próprio autor, que também dirige e escreve os textos. “É um trabalho meticuloso que exige toda uma estética de texto, de edição e de efeitos especiais para agradar ao público”.
Os depoimentos serão dados pelo advogado e escritor Cleanto Gomes; pelo escritor e teatrólogo Tarcísio Pereira; pelo jornalista e pesquisador Gilson Souto Maior e pelo historiador guarabirense Vicente Barbosa.