Israel voltou a atacar a Faixa de Gaza na manhã deste domingo (15), informa as principais agências de notícia e telejornais do mundo. A guerra chega ao nono dia contra o grupo fundamentalista islâmico Hamas e o exército israelense já prepara uma entrada por terra na região com dezenas de tanques posicionados no sul do país.
Centenas de milhares de palestinos já se deslocaram para o sul de Gaza, por ordem de Israel, que anunciou a abertura de um novo corredor humanitário entre 10h e 13h (horário local).
O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, afirmou em entrevista coletiva que “o Hamas usa medidas enérgicas para prevenir ativamente esses movimentos” em direção ao sul dos palestinos. “Apelamos à população: para sua segurança, movam-se para sul, para além do rio Wadi Gaza”, acrescentou.
Segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, tenente-coronel Jonathan Conricus, citado pela CNN, o governo israelense só lançará “operações militares significativas” quando os civis deixarem Gaza. No entanto, o exército do premiê Benjamin Netanyahu proibiu a entrada de todos os civis até quatro quilômetros da fronteira com o Líbano.