Por Valter Nogueira
O presidente da Companhia Docas Paraíba, Ricardo Barbosa, apresenta uma proposta que pode virar projeto exequível, ao afirmar, durante entrevista à imprensa, que irá transformar o litoral da cidade de Cabedelo no melhor e mais estruturado do Brasil. Isso, claro, ser for eleito prefeito do Município em 2024.
Homem público versado na área de comunicação, Ricardo Barbosa tratou logo de postar a entrevista em suas redes sociais.
Pré-candidato a prefeito de Cabedelo, Barbosa destaca que a cidade portuária tem belas praias e que o município tem receita para tirar do papel o projeto que defende.
Ricardo Barbosa ressalta que Cabedelo é uma cidade geograficamente pequena, plana, sem zona rural, com grande expansão imobiliária, com vocação industrial e com uma “arrecadação fantástica”.
No quesito arrecadação, Barbosa tem razão! Cabedelo tem o terceiro maior PIB do Estado, atrás apenas da Capital e de Campina Grande. Ele informa, também, que grande parte dos centros de distribuição do Estado da Paraíba estão fincados no município de Cabedelo.
Dados estatísticos
Com uma área de 29.8Km², Cabedelo está situado na área metropolitana de João Pessoa. No município, está localizado o único terminal portuário do Estado da Paraíba.
Geograficamente, O município está localizado na zona fisiográfica do litoral paraibano. Insere-se na unidade geoambiental dos Tabuleiros Costeiros e apresenta uma altitude média de apenas três metros acima do nível do mar.
A população, de acordo com o IBGE, é de 69 773 habitantes. No entanto, o número de pessoas triplica no verão.
Transamazônica
O Quilômetro Zero da Rodovia Transamazônica está em Cabedelo. É na cidade portuária paraibana onde tem início uma das principais rodovias do país: a BR-230, com 4 223 km de extensão, ligando Cabedelo, na Paraíba, ao município de Lábrea, no Amazonas.
Na Paraíba, a BR-230 representa o principal eixo de circulação de pessoas e mercadorias entre seus municípios, tendo como referencial o porto de Cabedelo.