O vereador Marcos Henriques (PT) foi à tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa, nesta terça-feira (24), defender a cultura e tradição do Carnaval da Capital, ao tempo de tecer duras críticas ao projeto do colega Marcílio HBE, que, segundo o petista, visa descaracterizar o Folia de Rua, com o Axê Baiano, realidade que “atende apenas a meia dúzia de pessoas”.
“Para o vereador Marcílio, o carnaval se resume a Bel Marques, Asa de Águia. Vereador, existem vários segmentos carnavalescos na nossa cidade, que está nos bairro, onde nasceu o carnaval. O Via folia, que foi nominado recentemente, é apenas uma parcela, que esta sendo monetarizada, está querendo usar aquilo para ganhar dinheiro”, comentou Henriques.
Marcos Henriques disse, também, que o projeto em tela não foi discutido, ele não estava na pauta, foi votado nas comissões. “O presidente da Câmara Dinho, sabe disso. Esse projeto é um desserviço para o carnaval de João Pessoa. Eu advogo pela cultura de João Pessoa, que está sendo vilipendiada por um projeto que vai beneficiar meia dúzia de pessoas”, destacou.
Crise
O discurso do parlamentar acontece em meio a uma crise deflagrada a partir da aprovação do projeto de Marcílio, que cria a denominada ‘Via Folia’ na Avenida Epitácio Pessoa, com aspecto de privatização do corredor da folia, delegando a poucos blocos a gestão do espaço público em detrimento da Associação Folia de Rua e de Ambulantes.