PUBLICIDADE

REUTERS: George Santos enfrenta novo esforço de expulsão do Congresso dos EUA

Matéria da agência internacional Reuters informa que o deputado republicano George Santos enfrentou um novo esforço para expulsá-lo do Congresso dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (17). A ação correu um dia depois que parlamentares divulgaram um relatório que sugeria que os promotores federais deveriam apresentar acusações criminais adicionais contra ele.

A reportagem é assinada pelas jornalistas Moira Warburton e David Morgan.

O presidente do Comitê de Ética da Câmara dos Deputados, Michael Guest, apresentou o projeto de lei que tem como alvo o colega republicano, envolvido em escândalos desde sua eleição em 2022, após revelações de que ele mentiu sobre grande parte de seu passado e acusações de fraude federal.

Fraude Eleitoral

George Santos, de 35 anos, filho de brasileiros, enfrenta acusações federais de lavagem de fundos de campanha para pagar despesas pessoais e de cobrança de cartões de crédito de doadores sem permissão, entre outras violações de financiamento de campanha.

“As provas reveladas são mais do que suficientes para justificar a punição, e a punição mais apropriada é a expulsão”, disse Guest em um comunicado, segundo destaca a matéria da Reuters.

George e Bolsonaristas

blankNesta semana, um grupo de deputados federais bolsonaristas se reuniu com George Santos, nos Estados Unidos. Entre os deputados, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A propósito, os bolsonaristas se encontraram, também, com a deputada federal americana Marjorie Taylor Greene, apontada como representante do grupo QAnon, que propaga desinformação (Fake News) no país.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.