
O Botafogo-PB garantiu presença na fase de grupos da Copa do Nordeste, neste domingo (14), após vencer o Potiguar-RN, no pênaltis. O Belo empatou por 1 a 1 no tempo normal, mas venceu por 4 a 2 nas penalidades máximas e ficou com a vaga.
No primeiro tempo, o alvinegro da estrela vermelha foi para cima do Potiguar-RN e tomou as iniciativas durante os minutos iniciais. Logo aos 9 minutos, o Belo poderia ter aberto o placar em jogada de contra-ataque, mas o atacante Dudu foi pego em posição de impedimento. Com isso, o gol acabou anulado pela equipe de arbitragem.
Mesmo jogando fora de casa, os potiguares não se intimidaram e responderam no lance seguinte, com Sampaio. Em boa chance, ele obrigou a zaga do Belo a fazer bom corte. Por volta dos 25 minutos, mais duas grandes chances do Belo Paraibano, com Lenon e Dudu. Aos 34, veio a última boa chance da primeira etapa, quando os visitantes assustaram com Pecel.
Segundo tempo
Os clubes voltaram mais dispostos para o segundo tempo. Logo aos 3 minutos, Lenon aproveitou rebote em chute na trave de Dudu e abriu o placar para o Botafogo-PB. A alegria paraibana, porém, durou pouco: dois minutos depois, aos 5, Talisson aproveitou cruzamento de Cipoal e deixou tudo igual.
Depois disso, o jogo caiu de produção. Jogando em casa, o Belo insistia e tentava chegar ao gol da vitória, mas a partida terminou empatada.
Copa do Nordeste
Após garantir vaga na fase de grupos do Nordestão, o Botafogo-PB aguarda agora a definição de seus adversários. A composição final dos grupos ainda não foi determinada, pois depende de sorteio o qual ainda será realizado. Da mesma forma, o sorteio dos grupos é organizado por potes, que ainda não estavam totalmente definidos e aguardavam os classificados da fase preliminar.
Cota milionária
Com a classificação para a fase de grupos do Nordestão, o Botafogo-PB faz jus a uma cota de aproximadamente R$ 2 milhões. Com isso, o Xerife garante um significativo alívio financeiro para o restante da temporada, que também tem a disputa da Série C do Brasileirão. Caso se classifique para as fases seguintes da Copa do Nordeste, os paraibanos podem acumular ainda mais dinheiro em cotas.
Ficha técnica
Botafogo-PB 1 (4)
Dalton; Lenon (Erick), Wendel Lomar, Bruno Cardoso e Matheus Leal (Rafael Furlan); Sousa Tibiri, Júlio Rusch (Bruno Leite) e Rodrigo; Jean Silva (Kiko), Dudu e Bruno Mota (Gabriel Rosseto). Técnico: Cristian de Souza
Potiguar de Mossoró 1 (2)
Conrado; Lucas Cipoal (Alessandro Maranhão), Douglas Santos, Anderson e Pedrinho (Gabriel Silva); Giovanni, Fernando Portel e Wálber; Sampaio, Pecel e Talisson Carioca (Geovani Silva). Técnico: Robson Melo.
Local: Almeidão, em João Pessoa (PB)
Árbitro: Marielson Alves Dias (BA)
Assistentes: Marielson Alves Dias e Patrícia dos Reis do Nascimento (ambos da BA)
Gols: Lenon aos 2/2ºT (Botafogo-PB) e Talisson Carioca aos 5/2ºT (Potiguar de Mossoró)
Cartões amarelos: Rodrigo (Botafogo-PB)