PUBLICIDADE

‘Governantes da Paraíba’ será lançado em Mamanguape no dia 2 de março

Acontece no próximo sábado, dia 2 de março, a 4ª FLIVN – Festa Literária do Vale do Mamanguape. O evento transcorrerá no Centro Cultural Fênix, em Mamanguape, tendo como ponto alto o lançamento, na cidade, do livro ‘Governantes da Paraíba, de autoria do desembargador e acadêmico Marcos Cavalcanti de Albuquerque e do historiador Hélio Zenaide (In memoriam).

A Festa contará, também, com o lançamento do livro ‘Momentos Poéticos’, de autoria do juiz Ricardo da Costa Freitas.

Marcos Cavalcanti informa que a Feira é uma realização da Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape-ALCA/VM, o que considera momento oportuno para o lançamento dos livros na cidade e, por conseguinte, na região.

Os dois livros foram lançados, primeiramente, em João Pessoa, no ano passado. Governantes da Paraíba foi revelado ao público leitor paraibano no dia 17 de novembro, em tarde noite de autógrafos, no  Centro Cultural São Francisco, na capital paraibana. Já a obra Momentos Poéticos foi lançada no mês seguinte, no dia 14 de dezembro de 2023, no auditória da Escola Superior da Magistratura (Esma).

Governantes da Paraíba

A obra foi iniciada pelo historiador Hélio Zenaide, que deixou a primeira parte do trabalho adiantada, segundo revelou Marcos Cavalcanti à imprensa dias antes do lançamento do livro.

“Hélio Zenaide, que faleceu em 2017, aos 90 anos, deixou a obra sobre os governantes da Paraíba com pesquisa bem adiantada. E, agora, foi concluída por mim”, revelou o desembargador.

A obra retrata a história da Paraíba, trazendo no bojo todos os seus governantes, desde o período colonial, imperial e republicano.

A parte editorial do livro “Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República” – ficou a cargo da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), com produção e impressão por meio da Editora “A União”.

Momentos Poéticos

blankPrimeira obra literária de autoria de Ricardo Freitas, o livro traz uma coletânea de poesias e poemas escritos pelo magistrado ao longo dos anos, desde a adolescência.

De acordo com o juiz, o leitor encontrará, nas 112 páginas, traços marcantes de romantismo e realismo puro. Ele destaca, ainda, que a força lírica é a expressão maior encontrada nas poesias e poemas escritos.

O prefácio leva a assinatura do desembargador Marcos Cavalcanti, capa de Mariana Freitas, ilustração de Antônio Massa, projeto gráfico e editorial de Martinho Sampaio e a impressão da Gráfica JB.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.