PUBLICIDADE

Cabo Gilberto denuncia atraso nas obras do aeroporto Castro Pinto e cobra melhorias

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) fez um contundente pronunciamento, nesta quarta-feira (28), na Câmara Federal, em que denuncia o atraso nas obras do Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa. No seu discurso, com vídeo postado em suas redes sociais, o parlamentar cobra  da AENA a instalação de equipamentos básicos que possam dotar o Aeroporto de melhores condições a atender a crescente demanda naquele terminal aeroportuário.

Ainda no discurso, o parlamentar enumera cinco pontos, os quais julga urgente e necessário ao bom serviço prestado ao público usuário daquele aeroporto.

De acordo com o deputado, é preciso: 1 – Mais posições de parada; 2 – Mais pontes de embarque; 3 – Aumentar a classificação do aeroporto; 4 – Planejar e realizar desapropriações de terras na cabeceira 34;  5 – Uma taxiway.

Na justificativa, Cabo Gilberto destaca que apesar dos números crescentes na movimentação de passageiros, o que retrata o grande número de turistas que a cidade de João Pessoa tem recebido, ainda há gargalos no aeroporto que precisam ser sanados, a curto e médio prazo.

A curto prazo, aumento das posições de aeronaves. Ele explica que as atuais 8 posições de aeronaves no aeroporto, em alguns horários, durante os meses de dezembro/2023 e janeiro/2024, ficaram completamente ocupadas.

“Se houvesse mais posições para estacionamento de aeronaves, poderíamos ter recebido ainda mais voos e, consequentemente, mais turistas”, destaca o deputado.

Cabo Gilberto diz, ainda, que, com mais voos, faz-se necessário a construção de uma taxiway paralela à pista, para que as aeronaves se deslocarem com segurança e deixem livre a pista de decolagem e pouso mais rapidamente.

Atualmente não há taxiway no aeroporto e há somente uma única ligação entre a pista e as 8 posições de aeronaves.

Na visão do parlamentar, a médio prazo observa-se que o aeroporto foi concedido sem observar o Polo Turístico do Cabo Branco e todo o seu impacto, tanto em turistas domésticos quanto estrangeiros.

“Se nada for feito, os beneficiados serão os Estados vizinhos”, arremata Cabo Gilberto.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.