PUBLICIDADE

População pode receber medicamentos básicos, antibióticos e psicotrópicos na Farmácia Contêiner

A Farmácia Contêiner tem sido uma facilidade para os cidadãos que não têm a possibilidade de receber remédios e insumos no horário de atendimento das farmácias das Unidades de Saúde da Família (USF). No serviço, além dos itens que compõem a relação de medicamentos da Atenção Básica, também acontece a dispensação de insulina frasco, antibiótico de uso adulto e infantil e, desde o início deste ano, medicamentos de uso controlado.

De janeiro até o dia 20 de março, já foram realizados 3.623 atendimentos pelo serviço. Desse total, cerca de 30% corresponde a dispensação de psicotrópicos.

“A farmácia já vinha sendo um diferencial pelo horário de atendimento diferenciado, o que facilitava a vida dos pessoenses que trabalham o dia todo e não conseguiam receber nas unidades de saúde aqueles itens mais básicos. Desde janeiro, após um estudo de perfil dos usuários, trouxemos mais um diferencial para este serviço que foi a dispensação de psicotrópicos, que são os medicamentos de uso controlado”, destaca o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.

Para ser atendido na Farmácia Contêiner, o usuário deve apresentar no serviço a receita médica do SUS, um documento pessoal com foto e comprovante de residência. Nos casos de medicamentos controlados, é preciso apresentar a receita de controle especial com validade de 30 dias. O usuário receberá a quantidade de medicamentos necessária para o período de 30 dias.

A unidade funciona nos três turnos, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira e, está localizada na Avenida Sérgio Guerra, número 148, no bairro dos Bancários, em frente ao Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser.

Blog com assessoria

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.