Na manhã desta quarta-feira (24), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), anunciou, durante a sessão ordinária, que a Mesa Diretora da Casa Epitácio Pessoa decidiu agendar uma nova data para que a secretária-executiva de Educação do Estado, Pollyanna Loreto, compareça à Casa.
A secretária Pollyanna Loreto foi convocada pelos parlamentares para prestar esclarecimentos na sessão de hoje (24), mas informou à Mesa Diretora que não seria possível estar presente por causa de uma viagem oficial a São Paulo.
“A mesa de imediato fez uma análise regimental e existe no nosso regimento a possibilidade de aceitar a justificativa da secretária”, afirmou Galdino, ao anunciar que a nova data para auxiliar estar na Casa será dia 07 de maio.
Diante do anúncio, o deputado Wallber Vigolino (PL) pediu que a justificativa apresentada pela secretária fosse deliberada pelo plenário e não pela Mesa Diretora da Casa, o que foi negado pelo presidente Adriano Galdino.
Já o autor da convocação, o deputado George Morais (União), considerou a justificava falsa. “O Poder Legislativo foi feito de bobo, enganado, levou rasteira dos gestores da educação”, avaliou Morais.
Ele ressaltou que a convocação foi aprovada por unanimidade em sessão realizada no mês de fevereiro e que a secretária foi intimada previamente sobre a data em que ocorreria a audiência. Loreto, no entanto, teria justificado a necessidade de ausência apresentando bilhete aéreo emitido na segunda-feira (22).
“É um dia para lamentar profundamente. A sessão dessa quarta-feira seria muito importante para debater dados sobre a educação, para questionar por que há salas sem professor, por que ar condicionados não estão nas salas, porque kits não atendem aos alunos”, pontuou.