Por Valter Nogueira

O Brasil é uno, tem um só povo, no que pese as dimensões continentais, as diferentes regiões, os sotaques diversos, o desequilíbrio financeiro e as múltiplas culturas. E, com tal, o seu povo se une em gesto de solidariedade ante as adversidades da natureza que, no momento, atinge ferozmente o estado do Rio Grande do sul.
Ante a atual situação de calamidade pública, vale destacar o gesto do Consócio Nordeste que, por meios dos governadores dos nove estados da Região, se põem a ajudar os irmãos do Sul do país, enviando ao Rio Grande do Sul brigadas e equipamentos para salvar vidas.
Informações mais atualizadas dão conta que pelo menos 50 mortes foram registradas até este sábado (4), no Rio Grande do Sul.
O Consórcio Nordeste anunciou a mobilização de recursos humanos, materiais e equipamentos ao longo de toda a sexta-feira (3). Equipes do estado da Bahia já estão presentes no Sul do país desde então.
A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT), utilizou suas redes sociais para informar sobre a mobilização. Ela relatou ter dialogado com o governador gaúcho, Eduardo Leite, na sexta-feira (3), expressando solidariedade e compromisso com a superação desse momento difícil.
Paraíba
Assim como os demais estados nordestinos, a Paraíba se faz presente neste momento de crise que vive o co-irmão do Sul e enviará 2 viaturas ABS, 2 embarcações infláveis, 2 equipes de salvamento, 2 binômios certificados em restos mortais e 2 viaturas de canil.
Estado de Calamidade
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade, medida reconhecida pelo governo federal, permitindo a solicitação de recursos para ações de defesa civil e reconstrução. A Defesa Civil alertou para o risco de enchentes em várias bacias hidrográficas. Além disso, o governo federal enviou 100 integrantes da Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal mobilizou 75 agentes, incluindo especialistas em resgate, para auxiliar nas operações de salvamento e assistência às vítimas.