PUBLICIDADE

TJPB lança aplicativo que aproxima cidadão do Poder Judiciário

O app foi lançado em comemoração aos 100 dias da gestão da Mesa Diretora do biênio 2025-2026

Já está disponível nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS) o aplicativo ‘TJPB Cidadão’, uma ferramenta digital que vai aproximar a população do Poder Judiciário e facilitar o acesso das pessoas que precisam dos serviços da Justiça paraibana. O app foi lançado nesta quinta-feira (15), no Salão do Pleno do TJPB, em comemoração aos 100 dias da gestão da Mesa Diretora do biênio 2025-2026.

“O TJPB Cidadão é um aplicativo que veio para ficar. Facilita muito ao cidadão ter na palma de sua mão um aplicativo que servirá muito para consultar o seu processo, precatório, certidões, audiências, ou seja, a ferramenta vem para melhorar e dar mais agilidade em tudo na nossa vida. Estamos facilitando esses caminhos”, enfatizou o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.

blankMais que um aplicativo, o ‘TJPB Cidadão’ é uma ferramenta que vai democratizar o Judiciário paraibano. É o que garante o diretor de Tecnologia da Informação (Ditec), Daniel Melo. “O aplicativo já entra em sua primeira versão muito completa, com funcionalidades muito relevantes para o cidadão e para os advogados. Já é possível você fazer toda a parte de consulta processual, favoritar seus processos, consultar suas audiências, toda a parte de certidões que o tribunal emite também já está disponível no aplicativo. Vamos contar também com a facilidade de acessar o Balcão Virtual tudo de maneira simples e ágil”, comentou.

E quem busca informações sobre precatórios agora tem uma grande novidade que poderá ser acessada pelo app. “Temos a consulta de precatórios, que é uma novidade, a gente não tinha isso em aplicativo, e o cidadão vai poder consultar a fila cronológica do pagamento dos precatórios de determinada comarca ou do estado. Inclusive, se tiver o número do precatório, já faz essa consulta direta, independente de filtro de comarca”, explicou Júlio Paiva, gerente de sistemas da Ditec-TJPB.

Desenvolvimento do TJPB Cidadão – Todo o desenvolvimento do aplicativo foi feito pela equipe do próprio Tribunal, que utilizaram as melhores soluções. “A gente utilizou os melhores padrões e técnicas adotadas no mercado. Houve um esforço muito grande para envolver tanto a parte de usabilidade, para que o usuário final goste de utilizar esse aplicativo, como que ele tenha também performance, que o aplicativo responda com bastante confiabilidade dos dados e com baixo tempo de resposta. Tudo isso foi pensado para que o usuário, o cidadão final, tivesse a melhor experiência possível”.

Tão simples, que o usuário nem precisa ter um celular de última geração para acessar, como lembrou o desenvolvedor Luciano Carvalho de Medeiros Júnior. “Tivemos o cuidado de, ao criar a solução, já utilizar as tecnologias existentes mais disponíveis, mas que, além de facilitar o nosso desenvolvimento, essa tecnologia nos permite que com um código só a gente gere justamente para Android e iPhone, que são as duas plataformas de celular mais utilizadas atualmente. O nosso código, a nossa solução vai atender toda a gama da população, seja ela Android ou iPhone”, detalhou.

Fonte: Gecom-TJPB

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.