
“Na minha visão, a nossa presença aqui significa uma história que foi registrada para a perpetuidade através do nome do doutor Luís Carlos do Santos, juiz de Direito”, disse o desembargador-presidente. Ele destacou que o homenageado era um homem íntegro, dedicado à educação e que exerceu com dignidade diversas funções públicas ao longo de sua trajetória, até alcançar a magistratura.
Emocionado, o corregedor-geral relembrou momentos marcantes da vida familiar e profissional do juiz Luiz Carlos, destacando com carinho o profundo amor que ele sempre demonstrou por sua terra natal. “Um homem simples, de origem rural, sem mãe e colocado num internato. Tinha tudo para não dar certo. Mas papai surpreendeu. Venceu uma luta que parecia muito difícil. E hoje levanto os olhos para ler o que está escrito no frontispício deste prédio: Fórum Juiz Luiz Carlos dos Santos. Parabéns meu papai. Agora a história contemplou o que o senhor nela escreveu”, falou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Adriano Galdino, como conterrâneo, expressou sua alegria ao testemunhar a justa homenagem prestada pelo TJPB ao juiz Luiz Carlos. “O Tribunal faz justiça e também honra a sua própria história ao reconhecer a trajetória desse grande homem, que deixou um legado marcante”, disse.
A diretora do Fórum, juíza Carmen Helen Agra de Brito, ressaltou que a Comarca de Pocinhos a partir de hoje assume um compromisso ainda maior perante a sociedade. “Esta denominação nos servirá de inspiração para desempenharmos nossas atribuições com mais zelo e compromisso, na busca incessante por uma justiça mais efetiva no fortalecimento do Estado Democrátivo de Direito”, frisou.
Já a senhora Mércia Maria dos Santos, irmã do homenageado, destacou que a solenidade possui um significado especial para toda a família. “Penso que a homenagem que hoje se faz a Luiz Carlos é absolutamente merecida e por certo ele está muito feliz”, enfatizou.
O procurador de Justiça José Farias de Souza Júnior, que foi aluno do colégio municipal Padre Galvão na época em que o magistrado Luiz Carlos atuava como diretor, parabenizou o Pleno do TJPB pela merecida homenagem. “Como juiz substituto, ele foi diretor na década de 70 do colégio municipal Padre Galvão, período em que eu era aluno”, comentou.
Em dezembro do ano passado, o Pleno do TJPB aprovou a Resolução nº 35/2024 que denomina o Fórum de Pocinhos como ‘Juiz Luiz Carlos dos Santos’. A indicação da homenagem foi feita pelo então corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão. “É a justiça fazendo justiça a um que muito trabalhou por ela. O doutor José Carlos foi um grande vencedor, um grande juiz”, falou.
A cerimônia contou ainda com a presença do vice-presidente do TJPB, desembargador João Batista Barbosa; dos desembargadores Aluízio Bezerra Filho, Onaldo Rocha de Queiroga e Horácio Ferreira de Melo Júnior; das prefeitas Eliane Galdino (Pocinhos) e Eleuza Oliveira (Puxinanã); além de familiares do homenageado, magistrados(as), servidores(as) do Poder Judiciário estadual e diversas autoridades.
Comarcas – Luiz Carlos dos Santos exerceu a função de juiz nas Comarcas de Taperoá, Queimadas e Itaporanga. Em Pocinhos, o homenageado também se destacou como professor e diretor do colégio Padre Galvão, deixando um legado de dedicação à comunidade local.
Fonte: Gecom-TJPB