Matéria divulgada pela DW, a partir de informações da AFP/Reuters, reporta que as forças militares israelenses iniciaram “ataques extensos” como parte de uma nova ofensiva na Faixa de Gaza, neste sábado (17), depois que equipes de resgate relataram a morte de 100 pessoas em ofensivas no território palestino sitiado.
De acordo com o relato das autoridades de saúde locais, na última madrugada a Força Aérea de Israel matou pelo menos 58 palestinos em novos ataques a Gaza. Desde a quinta-feira, mais de 300 habitantes de Gaza foram mortos em ataques israelenses, conforme as autoridades.
Os últimos ataques ocorreram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, encerrou sua turnê pelo Oriente Médio na sexta-feira, sem nenhum progresso aparente em direção a um novo cessar-fogo.
O Exército de Israel disse no Telegram que havia começado os “estágios iniciais” da nova ofensiva, batizada como Operação Carruagens de Gideão.
A operação faz parte da “expansão da batalha na Faixa de Gaza, com o objetivo de alcançar todos os objetivos da guerra, incluindo a libertação dos sequestrados e a derrota do Hamas”, disse em um post em árabe.