PUBLICIDADE

Fiat Titano passa a ser produzida na fábrica da Argentina

A primeira picape média da Fiat no mercado nacional mudou de casa, segundo revela matéria da CNN. A Stellantis deu início à produção seriada Titano em sua fábrica de Córdoba, na Argentina. Até então o veículo era montado pela Nordex, no Uruguai.

Segundo a empresa o objetivo é atualizar a Fiat Titano e ampliar sua presença em novos mercados. Além da mudança de “maternidade”, a picape receberá novidades muito aguardadas pelos clientes.

O assunto foi revelado em entrevista coletiva com o presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano. O executivo confirmou aprimoramento da Fiat Titano e ainda revelou que a fábrica na Argentina vai produzir outra picape, que não vai afetar os produtos feitos pela empresa em Minas e Pernambuco.

A picape argentina chega em breve ao mercado brasileiro. O grande destaque está no motor: a Fiat Titano 2026 passa a utilizar o propulsor 2.2 Multijet turbodiesel, o mesmo que já equipa os modelos Toro e Rampage no Brasil.

Nas picapes vendidas por aqui, esse motor entrega 200 cv de potência e 450 Nm, e a expectativa é que esses números se mantenham na Titano fabricada em Córdoba. Esse novo motor representa um aumento de 20 cv e 50 Nm em relação ao antigo 2.2 turbodiesel utilizado até então pela picape.

Inicialmente 2.2 Multijet seguirá importado da Itália, mas a Stellantis já confirmou que iniciará a fabricação local do propulsor na Argentina a partir de 2027. De acordo com o executivo, Córdoba será um hub regional regional especializado na produção de picapes.

Atualmente, além da Fiat Titano, a unidade também é responsável pela fabricação do sedã Fiat Cronos. Além da motorização, a Titano vai ganhar novidades na suspensão e segurança. A picape deverá oferecer pacote ADAS (sigla para Advanced Driver Assistance Systems) em suas versões mais completas.

Recursos como frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, já presentes em concorrentes como Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10, devem integrar a lista de equipamentos. Por outro lado, o visual da picape deve permanecer igual o já conhecido na atual Titano.

Derivada da chinesa Changan Hunter, a picape com a marca italiana ainda está sem segunda geração, enquanto a “irmã gêmea” já evoluiu para um novo visual e ganhou mais tecnologia. Com a mudança de fábrica, é provável que a Titano argentina ganhe novidades no futuro.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.