Israel atacou o Irã, relata as principais agências de notícia do mundo na noite desta quinta-feira (12). De acordo com as agências, Israel lançou uma série de ataques aéreos contra Teerã, capital do país, na madrugada da sexta-feira (13) – horário no Oriente Médio.
O ataque foi confirmado pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, que afirmou esperar uma retaliação por parte de Teerã.
“Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil é esperado em um futuro próximo”, disse Katz em um comunicado.
O bombardeio ao Irã acontece após meses de ameaças e eleva a tensão no Oriente Médio. A operação militar acontece oito meses depois de os dois países, que são rivais históricos, se atacarem mutuamente.
Comentaristas internacionais se dizem acreditar que Israel promoveu o ataque por contra própria, sem apoio dos Estados Unidos. Isso porque o ataque ocorre em meio às negociações entre Estados Unidos e Irã, na tentativa de limitar a capacidade do país (Irã) de produzir armas nucleares.
A propósito, o presidente americano, Donald Trump, reafirmou nesta quinta-feira (12) que não gostaria que Israel lançasse um ataque, vez que tal atitude racial poderia “minar os esforços de um acordo”.