PUBLICIDADE

ONU registra 798 mortes perto de centros de ajuda em Gaza

Ataque de Israel em Gaza  (captura de tela)

Reportagem da Reuters publicada nesta sexta-feira (11) traz dados sobre mortes na Faixa de Gaza revelados pelo escritório de direitos humanos da ONU. De acordo com a matéria, o escritório registou pelo menos 798 assassinatos nas últimas seis semanas em pontos de ajuda em Gaza administrados pela Gaza Humanitarian Foundation (GHF, na sigla em inglês), apoiada pelos EUA e por Israel, e próximo a comboios administrados por outros grupos de ajuda humanitária.

A GHF usa empresas privadas de segurança e logística dos EUA para levar suprimentos para Gaza, contornando em grande parte um sistema liderado pela ONU que Israel alega ter permitido que militantes liderados pelo Hamas saqueassem carregamentos de ajuda destinados a civis. O Hamas nega a alegação.

Após a morte de centenas de civis palestinos que tentavam a chegar aos centros de ajuda do GHF em zonas onde as forças israelenses operam, as Nações Unidas chamaram seu modelo de ajuda de “inerentemente inseguro” e uma violação dos padrões de imparcialidade humanitária.

“De 27 de maio até 7 de julho, registramos 798 assassinatos, incluindo 615 nas proximidades das instalações da Gaza Humanitarian Foundation e 183 presumivelmente na rota dos comboios de ajuda”, disse a porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU (OHCHR, na sigla em inglês), Ravina Shamdasani, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

A GHF, que começou a distribuir pacotes de alimentos em Gaza no final de maio, depois que Israel suspendeu um bloqueio de ajuda de 11 semanas, disse à Reuters que os números da ONU eram “falsos e enganosos”. A entidade nega que tenham ocorrido incidentes mortais em suas instalações.

Contraponto – A matéria informa que o exército israelense disse à Reuters em um comunicado que estava analisando as recentes mortes em massa e que havia tentado minimizar o atrito entre os palestinos e as Forças de Defesa de Israel instalando cercas e sinais e abrindo rotas adicionais.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.