O jornal O Estado de S. Paulo, tradicional informativo diário com ligação histórica às elites paulistas, publicou neste sábado (16) um editorial que sinaliza a preferência pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Sob o título “Tarcísio está certo”, o texto tenta transformar um discurso contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em plataforma política antecipada, num gesto que equivale a uma declaração oficial de apoio ao projeto presidencial ao governador.
De acordo com o Estadão, “o Brasil não aguenta mais o PT, o Brasil não aguenta mais o Lula”. A frase de Tarcísio foi erguida ao status de diagnóstico histórico pelo jornal, que dedicou páginas a atacar a trajetória de Lula e do Partido dos Trabalhadores.
A partir do editorial, fica claro que o tradicional jornal paulista decidiu “mergulhar de cabeça” na pré-campanha presidencial, apossando em Tarcísio de Freitas como alternativa viável à presidência nas eleições de 2026.
Historicamente, o Estado de S. Paulo sempre se posicionou contra governos populares e alinhou sua linha editorial às elites econômicas, defendendo teses de austeridade fiscal e criminalizando políticas sociais.