O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), passa a ser foco da imprensa, vez que é o segundo integrante da direita a lançar pré-candidatura à Presidência da República – Ronaldo Caiado, governador de Goiás, foi o primeiro. À CNN, o governador mineiro afirmou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deve mudar a forma como articula a política diretamente com o governo dos Estados Unidos.
De acordo com a CNN, Zema destacou que nenhum interesse pessoal pode estar acima do que é melhor para a gestão do Brasil. “Nós não podemos colocar um interesse pessoal e particular de ninguém acima do interesse de uma nação. Nós estamos falando, de um lado, de 210 milhões de brasileiros. Será que alguém é mais importante do que esta nação? Na minha opinião há um erro caso você conduza a questão nesse sentido, primeiro deve vir o Brasil”, afirmou em entrevista.
O governador mineiro avaliou a situação política em meio ao andamento do tarifaço de 50% nas exportações dos produtos brasileiros e as movimentações que envolvem Eduardo Bolsonaro. A declaração ocorreu após Zema anunciar, em evento em São Paulo no sábado (16), sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026.