
A imprensa internacional destaca grande evento na China, que celebrou nesta quarta-feira (3) o 80º aniversário da vitória sobre o Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial. O evento foi marcado com um grande desfile militar na Praça da Paz Celestial, em Pequim.
O desfile teve a presença de vários líderes estrangeiros, incluindo o presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-um.
A festa foi, segundo a imprensa internacional, uma demonstração de força militar e diplomática exibida para o mundo inteiro. Em seu discurso, o presidente Xi Jinping disse que nada pode parar o crescimento chinês.
A presença de Kim Jong-un ao lado de seus dois poderosos vizinhos foi inédita.
100 mil soldados
Os três líderes testemunharam a coreografia impecável de 100 mil soldados chineses que desfilaram ao lado de mísseis balísticos intercontinentais, capazes de transportar ogivas nucleares, além de drones, armas a laser e tanques de guerra.
O desfile foi transmitido pela televisão estatal. Os telões gigantes exibiam símbolos da paz, enquanto a multidão agitava milhares de bandeiras vermelhas distribuídas à população.
Durante o desfile, dezenas de aviões e helicópteros traçaram o número 80 no céu parcialmente nublado. Após desfilar em carro aberto e passar as tropas em revista, Xi Jinping afirmou em seu discurso que “o renascimento da nação chinesa não pode ser contido”. Ele continuou proclamando: “A nobre causa da paz e do desenvolvimento da humanidade certamente triunfará”.
Arsenal
O desfile revelou as novas tecnologias militares chinesas. Entre estas, destaque para o míssil hipersônico YJ-15, projetado para atingir grandes embarcações com alto poder de destruição, e o drone subaquático AJX002, um veículo não tripulado de 18 metros, capaz de operar em modo furtivo.