A Polícia Federal (PF) prendeu, em flagrante, oito suspeitos de integrar a quadrilha de hackers responsável por ataques bilionários contra instituições financeiras no Brasil. É o que informa o jornal O Estado de S.Paulo.
A quadrilha é responsável por coordenar o rombo que grupo conseguiu desviar quase R$ 1,2 bilhão em duas operações contra bancos e empresas de tecnologia. via Pix em minutos — um dos maiores ataques hackers já registrados contra o sistema financeiro nacional.
De acordo com a reportagem, agora o grupo preparava um novo ataque, e ainda maior, desta vez contra a Caixa Econômica Federal.
Segundo o Estadão, os hackers planejavam invadir o sistema da Caixa não apenas para acessar recursos de contas de liquidação interbancária mantidas no Banco Central (as chamadas Contas PI), mas também valores destinados ao atendimento do varejo, incluindo programas sociais e verbas do orçamento federal.
A ação foi desbaratada em 12 de setembro, quando a PF deflagrou uma operação que resultou na prisão de oito acusados de integrar a quadrilha.