PUBLICIDADE

Semana começa com foco na Assembleia Geral das Nações Unidas

A semana começa com foco voltado para Nova York, precisamente para a Assembleia Geral das Nações Unidas, que mira o futuro dos palestinos e da Faixa de Gaza. A previsão é de que mais de 140 líderes mundiais irã participar do evento.

Antes mesmo do encontro anual de chefes de Estado e de Governo começar, o evento já rende notícias que movimenta o mundo: o presidente palestino, Mahmoud Abbas, foi barrado de entrar nos Estados Unidos e não vai participara da reunião presencialmente.

Washington negou o visto americano a Abbas. No entanto, a Assembleia Geral autorizou, na última sexta-feira (19), que Abbas participe do encontro por videoconferência.

A atual situação humanitária no devastado território palestino dominará os debates, dois anos após o início da ofensiva israelense na Faixa de Gaza desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Arábia Saudita e França copresidirão reuniões a partir desta segunda-feira (22) sobre o futuro da “solução de dois Estados”. A ideia é buscar alternativa em que as duas partes coexistam em paz lado a lado.

Perspectiva – O reconhecimento formal de um Estado palestino por vários países. É o que o mundo espera, especialmente a França, após a esmagadora adoção na semana passada pela Assembleia Geral de um texto que apoia um futuro Estado palestino – sem o Hamas no poder.

Analista internacionais definem o projeto como um gesto “simbólico”, que pode ter significado real desde que os países que reconhecem a Palestina continuem com ações adicionais para pressionar Israel a encerrar sua campanha em Gaza.

Contraponto – Por outro lado, há também a perspectiva para o risco de represálias e uma “escalada” por parte do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que discursará na Assembleia Geral.  Netanyahu já afirmou veementemente que não haverá um Estado palestino enquanto ele estiver no poder.

Por Valter Nogueira

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.