PUBLICIDADE

Hugo Motta barra indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria

Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para ser o líder da minoria na casa legislativa.  A ideia era que ele assumisse o lugar da deputada Caroline de Toni (PL-SC).

A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da Câmara desta terça-feira (23).

“Evidencia-se a incompatibilidade do exercício da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, visto que se encontrar ausente do território nacional”, diz o parecer do presidente da Câmara.

O filho do ex-presidente está nos Estados Unidos desde o início do ano e na última semana, ele foi indicado como líder da minoria, em uma manobra para tentar permanecer no mandato sem precisar retornar ao país.

O prazo permitido para a ausência justificada terminou em julho, mas havia um movimento da oposição queria flexibilizar a contagem das faltas para líderes do Congresso que estejam em “missão autorizada” fora do país.

A Constituição determina a perda do mandato para o deputado que deixar de comparecer a um terço das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada.

Mas, desde 2015, há uma norma que os líderes terão ausências justificadas, sem efeitos administrativos.

Líder da minoria – O líder da minoria é frequentemente auxiliado em seu papel por um ou mais deputados do grupo parlamentar, cujo trabalho é fazer cumprir a disciplina partidária em votos considerados cruciais pela liderança do partido e garantir que os membros não votem contra a posição dos líderes partidários.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.