PUBLICIDADE

Trump recebe Netanyahu em Washington nesta segunda

Expectativa para o encontro entre o presidente do Estados Unidos, Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta segunda-feira (29), em razão do líder israelense estar cada vez mais isolado a nível internacional e sob pressão em seu próprio país, reporta neste domingo (28) as principais agência internacionais de notícias.

Fontes apontam que Netanyahu buscará defender sua estratégia de “terminar o trabalho” contra o Hamas em Gaza durante sua reunião com o presidente americano, em Washington (EUA).

Na atual linha do tempo, nos últimos dias diversos países reconheceram o Estado da Palestina, acentuando o isolamento de Israel.

Por outro lado, há expectativa também em torno do presidente Trump. É que o encontro acontece dias após o presidente americano apresentar um plano com 21 pontos para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza, durante reuniões com líderes árabes e muçulmanos à margem da Assembleia Geral da ONU.

“Temos uma oportunidade real de alcançar algo grandioso no Oriente Médio. Todos a bordo para algo especial, pela primeira vez. Vamos conseguir!”, publicou Trump em sua plataforma Truth Social neste domingo (28).

Discursos destoantes

No momento, ainda há pontos destoantes entre os discursos dos dois líderes. Na sexta-feira (26), Trump se disse acreditar ter alcançado um “acordo” para pôr fim ao conflito, enquanto Netanyahu reafirmou perante a ONU sua vontade de “terminar o trabalho” no território palestino devastado pela guerra.

Pressão interna e externa

A AFP, por exemplo, informa que especialistas entrevistados pela agência consideram que Netanyahu está encurralado para encerrar a guerra, em meio a uma crescente pressão tanto a nível nacional quanto internacional.

No plano internacional, atualmente o plano de Israel em Gaza só conta com o apoio dos Estados Unidos.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.