
Estudantes do curso de Direito da Faculdade Unifacisa, de Campina Grande, viveram ‘um dia de desembargador(a)’ no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), nesta quarta-feira (01). Os (as) jovens visitaram o projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e sua História’, ocasião em que participaram da sessão do Órgão Especial e, logo em seguida, sentaram-se à mesa do Pleno.
No Pleno, os alunos foram recebidos pelo desembargador Abraham Lincoln, decano da Corte, que estava presidindo a sessão do Órgão Especial.
A visita foi felicitada pelos desembargadores e desembargadoras presentes à sessão, que fizeram questão de destacar a importância da aula de campo para a familiarização dos estudantes ao meio em que, logo em breve, estarão presentes.
O diretor especial do TJPB, Robson de Lima Cananéa, fez uma explanação sobre o funcionamento dos julgamentos no Pleno e nas Câmaras e tirou as dúvidas dos alunos. A visita foi mediada pelos servidores Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarice Santana.
O professor doutor, Breno Wanderley, coordenou a turma e agradeceu ao Judiciário paraibano por abrir as portas para o contato direto com a Justiça. “Na sala de aula nós levamos a teoria, e é aqui, trazendo os alunos para ver na prática como se julgam os processos em segundo grau, que vemos a prática. É uma experiência muito importante para cada um deles”, disse.

Conheça o Palácio da Justiça – O prédio sede do Judiciário destina alguns de seus espaços ao Museu do Poder Judiciário do Estado da Paraíba. Um ambiente repleto de história e cultura, onde é possível explorar um acervo cuidadosamente preservado, que revela parte da trajetória da Justiça paraibana.
A Comissão de Cultura e Memória tem a atribuição de preservar, divulgar e promover a história e a cultura jurídica do Poder Judiciário do Estado da Paraíba. O Museu é um dos espaços de memória do Poder Judiciário estadual administrado pelo presidente da Comissão de Cultura e Memória, Desembargador Onaldo Rocha de Queiroga.
Atualmente o Museu é composto por cinco espaços abertos à visitação: sala de exposição do Hall Térreo, com exposição de alguns itens de documentação histórica; Hall Superior do Palácio, com a representação de uma sala de audiência e um gabinete do juiz, além de telas do artista paraibano Flávio Tavares; Sala Histórica de Sessão do Tribunal Pleno; Salão Nobre; e Cripta de Epitácio Pessoa.
A visita Monitorada ocorre sempre a partir das 9:00 horas, segundo agendamento prévio, através dos canais de comunicação do Museu: whatsapp (83) 98657-7058, e-mail museu@tjpb.jus.br e instagram @museutjpb. As visitas individuais e espontâneas são livres. Os visitantes que participam da visita monitorada recebem certificado de participação.
Fonte: Gecom-TJPB