PUBLICIDADE

Margem Equatorial pode beneficiar excluídos do Norte e Nordeste

A perspectiva de exploração de gigantescas reservas de petróleo na Margem Equatorial pode beneficiar com melhorias sociais a população mais pobre das regiões Norte e Nordeste do País. Essa é a avaliação do diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, , Adriano Pires.

Recentemente, a Petrobras obteve licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para perfurar um poço em águas profundas no Amapá, a 175 km da costa e a 500 km da Foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial brasileira. A autorização para essa prospecção inicial é alvo de críticas de ambientalistas.

Em entrevista à Rádio Eldorado, Adriano Pires disse que o País não pode abrir mão dessa riqueza. “Petróleo é o que mais gera receita para a União e para os Estados e municípios produtores”, afirmou.

Adriano advoga que os recursos provenientes da exploração de petróleo devem ser usados na transição energética e em projetos de infraestrutura, com foco no saneamento básico.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.