A produção de petróleo nacional, via Petrobras, cresceu 18,4% no terceiro trimestre dete ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O feito permitiu um recorde de exportações da commodity pela estatal, com o avanço operacional de novas plataformas e menor volume de paradas programadas, apesar de declínio em campos maduros.
A Petrobras produziu uma média de 2,52 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no país entre julho e setembro, versus 2,13 milhões de bpd nos mesmos três meses de 2024. É o que aponta relatório de produção e vendas revelado pela estatal.
Na comparação com o segundo trimestre, houve uma alta de 8% na produção de petróleo da Petrobras no Brasil.
O avanço, segundo a Petrobras, ocorreu principalmente com o atingimento do topo de produção do FPSO (Produção, Armazenamento e Transferência Flutuante, na sigla em inglês) Almirante Tamandaré, que entrou em produção em fevereiro deste ano, no campo de Búzios, e aumento da capacidade de produção do FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero.
Expertise – Com a experiência adquirida nos poços de petróleo do pré-sal, a Petrobras é especialista na prospecção em águas profundas.