No último dia 6 de novembro, segundos dramáticos foram filmados em Santa Catarina quando um piloto da LATAM Airlines realizou uma aterrissagem perfeita com ventos cruzados intensos no Aeroporto de Navegantes.
As imagens mostram o jato “balançando” lateralmente com as fortes rajadas até que o piloto o endireitou com habilidade e fez um pouso suave.
As rajadas de vento chegaram a cerca de 67 km/h naquele momento. A situação exige atenção, segundo a concessionária responsável pelo aeroporto, mas ainda estava dentro dos parâmetros seguros da operação aérea.
Para tomar as decisões, o piloto conta com ajuda. Durante as fases de decolagem e pouso, a torre de controle informa as condições de vento, como intensidade e direção.
Técnica – Durante um pouso em ventos fortes cruzados, como os que ocorreram em Navegantes (SC), os pilotos utilizam uma manobra conhecida como pouso-caranguejo – crab approach, em inglês. Essa técnica é feita para compensar o vento cruzado e garantir uma aterrissagem segura.
O procedimento envolve apontar o nariz da aeronave para a direção do vento durante a aproximação e alinhar a aeronave com a pista apenas no momento do toque. Essa manobra é comum e considerada normal na aviação, especialmente em aeroportos próximos ao mar, onde ventos cruzados são frequentes
Clique aqui para acessar o vídeo.