A 262ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha acontece na noite deste sábado (29), em João Pessoa. A romaria é um dos maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil.
Os romeiros se concentram na Igreja de Lourdes, no Centro da Capital, logo nas primeiras horas da noite. Às 22h, a caminhada se inicia e percorre 14 quilômetros até o Santuário da Santa, no bairro de mesmo nome. No percurso, os romeiros passarão pelas avenidas. João Machado, Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior até chegar ao santuário pela madrugada.
Ao fim do trajeto, será realizada a celebração de uma missa campal com a chegada da Romaria, às 3h30. A missa será celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Manoel Delson.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que preparou um esquema de trânsito especial com intervenções, bloqueios e desvios de fluxo realizadas ao longo dos 14 quilômetros do percurso. Cerca de 120 agentes serão mobilizados para garantir a normalidade no trânsito.
A Secretária de Segurança manterá 100 policiais distribuídos em diversos pontos estratégicos do percurso, delegacias móveis. Para a volta pra casa, o Sindicatos das Empresas de Ônibus, o Sintur, promete a disponibilização de uma frota de mais de 100 ônibus, que circularão a partir das 4h.
A Romaria reúne dezenas de milhares de fiéis todos os anos que vemm de diversas partes do estado e do país.