PUBLICIDADE

ELEIÇÃO: Novo presidente de Portugal será conhecido no 2º turno

blank
blank
Foto: Divulgação

Os candidatos António José Seguro (socialista) e André Ventura (direita) avançaram para a etapa final da disputa em Portugal, marcada para 8 de fevereiro . É que  nenhum dos candidatos alcançou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, realizado neste domingo (18).

Com 97% das urnas apuradas, Seguro alcançou 30,84% dos votos, enquanto Ventura garantiu o segundo lugar, com 23,85%. O resultado reflete o elevado grau de fragmentação do cenário político português, que contou com um número recorde de 11 candidaturas.

A ida de Ventura ao segundo turno consolida o crescimento do partido Chega, força populista de direita que se tornou a segunda maior bancada do Parlamento português nos últimos anos.

Durante a campanha, o candidato concentrou seu discurso em críticas à imigração e ao sistema político tradicional, em uma retórica alinhada a movimentos de direita em ascensão em outros países europeus.

Por outro lado, António José Seguro, ex-líder do Partido Socialista, passou a receber apoios entre candidatos derrotados no primeiro turno logo após a confirmação dos resultados. Catarina Martins, apoiada pelo Bloco de Esquerda, e Jorge Pinto, apoiado pelo Livre, declararam voto em Seguro para a segunda volta, reforçando a convergência de setores da esquerda em torno de sua candidatura.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.