Páginas da minha vida. Este é o título do mais novo livro do professor e empresário Francisco Evangelista. A obra traz relatos de memórias, sentimentos e história que marcaram uma trajetória. O lançamento acontece no dia 27 de fevereiro do ano em curso, a partir das 18h, no Hotel Oceana, localizado na avenida Argemiro de Figueiredo, 2100, no Bairro do Bessa, em João Pessoa.
O trabalho é, na essência, um livro autobiográfico. Versado na arte de escrever e, por conseguinte, de traduzir em palavras sentimentos e reminiscências, o professor Evangelista busca envolver o leitor nas primeiras linhas – o que o faz com equilíbrio e maestria. Para tanto, lança mão de signos, significados e significantes ao narrar a saga de luta de um nordestino que veio, viu e venceu!
Na obra, o autor convida o leitor a acompanhar sua trajetória. Todavia, com um estilo que vai além do mero biografismo. Na essência, Francisco Evangelista presenteia o público leitor com um livro em que o tom de conversa é ponto focal, como que um convite à reflexão sobre aquilo que ele viu e viveu; seja na política, na economia, no Direito, na agricultura ou no serviço público.
O autor, Francisco Evangelista, é natural de Alexandria, cidade do Rio Grande do Norte. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, instituição na qual também foi professor, destacou-se como advogado militante, jornalista, docente, político e empresário.
No que diz respeito à formação educacional, Evangelista foi incentivado, desde cedo, a dedicar-se aos estudos. Seus pais não mediram esforços para que ele fosse um aluno aplicado e se tornasse alguém na vida. Neste sentido, vale destacar o carinho que sempre nutriu por Catolé do Rocha, onde se desvinculou do mundo rural e começou a investir nos estudos. Também nesse município do sertão paraibano, Evangelista começou a projetar sua intuição para a política, tornando-se, no futuro, um grande benfeitor para a região.
Páginas da minha vida é apresentado pelo jornalista Kubitschek Pinheiro, com prefácio do desembargador Ricardo Porto. Impresso na oficina da Gráfica JB, o livro, com 104 páginas, é ilustrado com fotos do arquivo do autor. Revisão do professor Francelino soares, Preparação de Thays Gomes. Edição e capa leva a assinatura de Martinho Sampaio.
Por Valter Nogueira