O sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central (Pix) completará o primeiro ano de operação no próximo dia 16. Em pouco tempo, os números mostram um salto no uso do sistema, que rivaliza com cartões de débito e dinheiro em espécie como principal meio de pagamento dos brasileiros.
O Pix cresceu 639% em quantidade de usuários, indo de 13,7 milhões de pessoas físicas em novembro de 2020 para 101,3 milhões em setembro deste ano.
De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix caiu no gosto popular, vem crescendo quase 10% ao mês. Houve uma adesão por parte do consumidor, o que é extremamente positivo.
Pix
Ainda de acordo com a Febraban, o Pix foi criado pelo Banco Central e disponibilizado pelas instituições bancárias e fintechs para preencher uma lacuna na vida dos brasileiros: a de transferência bancária instantânea e disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e sem custos para pessoas físicas. No caso de empresas, a taxa varia entre cada banco, mas fica entre R$ 0,50 e R$ 10.
Fonte: Febraban