Embora a Paraíba ainda não tenha registrado oficialmente nenhum caso de coceira, a exemplo do que vem acontecendo em Pernambuco, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) emitiu um alerta, nesta quinta-feira (25), para que, se apareça, os médicos notifiquem o surgimento da doença.
Devido a proximidade com a população do Grande Recife e os relatos de supostos casos em redes sociais, há uma preocupação por parte dos gestores e profissionais da área de Saúde.
“Há um alerta da Secretaria de Estado da Saúde para a gente notificar se encontrar lesões características para investigar se está acontecendo a mesma coisa aqui e tentar ir atrás do diagnóstico”, revelou o infectologista Fernando Chagas.
O infectologista, que também é diretor do Hospital Clementino Fraga, disse que existem mais de 200 casos de coceira em Pernambuco e relatos de que surgiram lesões oleosas na pele no tronco, braços ou pela perna.
Fernando Chagas contou que recebeu ligações de pacientes que relataram coceiras, porém, que essas situações podem não estar ligadas aos casos de Pernambuco e sim a uma escabiose comum.
Há quem esteja relacionando a coceira misteriosa a Covid-19 e o uso indiscriminado da Ivermectina (muitas pessoas usaram esse medicamento como forma de combate ao coronavírus), no entanto, não há nenhuma comprovação quanto a essa relação.
Sintomas
Em Pernambuco, além da intensa e persistente coceira, algumas pessoas relataram febre e dor de cabeça.