Por Valter Nogueira
Entramos em 2022 e a propaganda da Rádio 95.3, do Sistema Arapuan de Comunicação, continua a agredir a sensibilidade feminina. A peça publicitária tem como apelo principal a fotografia de nove homens, entre repórteres e apresentadores; nenhuma mulher figura no outdoor.
Devo dizer que não tenho nada contra os rapazes em questão. Pelo contrário, os admiro; todos com impressão digital e história gravadas nos anais do radiojornalismo paraibano. Figuras carimbadas, por assim dizer.
O que chama atenção é o fato da ausência de, ao menos, uma figura feminina na peça, a qual continua exibida em outdoors espalhados pela cidade.
Por essa razão, a pergunta que não quer calar:
– A equipe de jornalismo da emissora não conta com uma mulher, sequer? Não conta com uma repórter, uma produtora ou uma assistente?
Falha
No caso em questão, se houve erro, não é possível creditar a culpa à agência que produziu tal peça publicitária. Afinal, a palavra final é de quem encomenda o trabalho.
Comunicação
Comunicação é o processo de transmissão/troca de mensagens entre duas ou mais pessoas. Ela conta com ferramentas de aparência frágeis, tais como palavras, sons e imagens.
Quando utilizada de forma correta e eficiente, a comunicação é capaz de conquistar mentes e corações. Desta forma, e no caso de publicidade e propaganda, se atinge o objetivo.
O contrário também é verdadeira. Quando mal utilizada, a comunicação pode ter efeito contrário; negativo.
Última
A meu ver, no caso da propaganda da Rádio 95.3, o tiro saiu pela culatra.