PUBLICIDADE

Boa notícia: Pet Scan oncológico passa a ser realizado através do SUS na Paraíba

Uma excelente notícia para adiantar o diagnóstico do câncer e, por consequência, agilizar o tratamento da doença. É que a partir desta quarta-feira (12) o Pet Scan oncológico, um equipamento de última geração, terá o seu primeiro exame realizado na Paraíba através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A realização desse exame de forma gratuita na Capital paraibana acontecerá devido a uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Hospital Napoleão Laureano. O novo convênio, firmado através do SUS, permitirá a realização de 48 exames por mês, beneficiando dezenas de pacientes com acesso a um equipamento novo e de alta qualidade clínica.

“Esse é um exame complexo, onde se faz a varredura do corpo inteiro para detectar as possíveis anomalias nas células”, explicou Marcelo Lucena, presidente da Fundação Napoleão Laureano.

Pet Scan

O Pet-CT oncológico é um exame por imagem com alto nível de detalhamento, feito em uma máquina que agrega técnicas de Tomografia Computadorizada (CT) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). Ele tem a máxima capacidade de identificar alterações nas células em estágios muito iniciais.

Trata-se de um teste de extrema importância para o diagnóstico de linfoma, porque aponta onde há linfonodos alterados, indicando o estadiamento da doença. Esse estadiamento é o processo para determinar a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.