Por Valter Nogueira
O presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato a reeleição, poderá ter palanque único na Paraíba. É que, segundo especulações, existe a possibilidade de anúncio da primeira chapa nesta fase de pré-campanha. Trata-se da provável união dos pré-candidatos a governador Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira, com o pastor Sérgio Queiroz para o Senado.
Especulações à parte, a ideia não é improvável; há sinais nesse sentido. Evidências apontam para o ditado popular: onde há fumaça, há fogo!
O primeiro sinal tem a ver com a aproximação entre o deputado Pedro (PSDB) e o pastor Sérgio, por meio de troca de elogios.
Sérgio trata Pedro como uma “das mentes mais brilhantes que conheci”. E Pedro é rápido em devolver o favor: “Um homem íntegro e qualificado”.
O segundo sinal vem de uma ala bolsonarista no Estado, que trabalhar para unir Pedro e Nilvan. Pedro é pré-candidato ao governo da Paraíba pelo PSDB e, Nilvan, pelo PTB.
Na provável engenharia política, Nilvan abriria mão de pleitear o governo estadual para ocupar o cargo de vice-governador na chapa encabeçada por Pedro.
A pré-candidatura de Pedro Cunha Lima parece estacionada; precisa de um fato novo! Por essa razão, essa união seria um prato cheio, por assim dizer.
Pastor
No caso do pastor Sérgio Queiroz, é bem verdade que o projeto inicial do PRTB é lançar candidatos a todos os cargos eletivos no pleito de 2022. Mas nada é imutável.
A preço de hoje, Queiroz é candidato solo e, como tal, terá caminhada difícil. Até o momento não tem candidato a governador pra chamar de seu!
Resumo
A união Pedro/Nilvan/Queiroz daria uma sacudida no palco das eleições, nesta fase de pré-campanha, onde o cenário insiste em exibir a imagem da polarização João/Veneziano.
E, por último, perspectiva dessa união levar Pedro ao segundo turno.