PUBLICIDADE

TECNOLOGIA: Avança debate sobre drone no agronegócio

A  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abre nos próximos dias uma consulta pública sobre uma nova regulamentação específica para o uso de drones no campo. A utilização das chamadas RPA, as aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, se popularizou nos últimos anos, especialmente para uso recreativo, mas tem ganhado novas aplicações em diversos setores da economia.

Atualmente, existem cerca de 90 mil drones cadastrados na Anac, sendo aproximadamente 50 mil empregados no recreativo e 40 mil em diferentes ramos de atividades.

Nos últimos meses, a agência reguladora autorizou alguns modelos para o serviço de delivery e para a inspeção de linhas de transmissão de energia. O iFood já tem um projeto de uso de drones com testes de viabilidade em diferentes regiões.

No agronegócio, o interesse envolve a aplicação de agrotóxicos, adjuvantes agrícolas, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes, segundo a Anac.

Portaria

Ano passado, portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabeleceu regras para a operação de drone em atividades do agronegócio. A regulamentação objetiva padronizar os procedimentos e as exigências legais para o uso da tecnologia na aplicação de agrotóxicos, fertilizantes, corretivos, entre outros.

Fonte: FOLHAPRESS

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.