
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, criticou nesta segunda-feira (20) a decisão tomada por algumas prefeituras do estado de autorizar a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos. As declarações foram dadas em entrevista a uma TV local.
Segundo ele, trata-se de uma “decisão, em nossa ótica, precipitada, equivocada. Nós deveríamos estar olhando para o que está acontecendo nos países como Reino Unido, Itália, França, China, Hong Kong, como o recrudescimento de casos. É isso que temos que olhar com os erros que outros países estão cometendo como, de forma precipitada, o abandono de máscaras e com as aglomerações permitidas”.
Geraldo lembrou que, apesar do momento de baixa no número de casos e mortes, não estamos no fim da pandemia. “Não é o momento de se abandonar o uso de máscaras desde que não estando neste momento no estágio de declínio acentuado no número de mortes, nós não estamos no fim da pandemia”.
“Em função das medidas de cautela que sempre adotamos, a Paraíba está numa situação de segurança. São 14% apenas dos leitos de UTI adulto ocupados. No entanto, estamos observando a Europa, com o incremento de 30% a mais no percentual de hospitalizações, como na Itália”, frisa.
O decreto do Governo do Estado expira no dia 7 de abril. “Analisaremos um colegiado e emitiremos nossa opinião. Caberá ao governador decidir qual será a medida adotada”, disse o secretário.