A revista Veja traz, na edição desta semana, reportagem sobre nepotismo na gestão de Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa. Intitulada “O prefeito de capital que emprega mulher, filha e cunhada”, a matéria informa que “Em João Pessoa, capital da Paraíba, ter sobrenome Lucena pode ajudar a garantir um cargo público no comando das secretarias municipais”.
A revista destaca que, no começo do mês, Cícero Lucena (PP) nomeou a sua terceira parente no primeiro escalão, pouco após determinar reajuste salarial dele mesmo e de outros ocupantes de cargos de confiança em torno de 10%.
A afirmação diz respeito à filha de Lucena, Maria Janine Assis de Lucena, que foi nomeada para a secretaria-executiva da Saúde, pasta com a maior fatia do orçamento da capital paraibana: 860 milhões de reais (o orçamento da cidade é de 3,2 bilhões).
Mais adiante, acrescenta que Cícero, no começo da gestão, já havia indicado sua mulher, Lauremilia Lucena, para responder pela chefia de seu gabinete, e a cunhada América de Castro para o cargo de secretária da Educação – segundo maior orçamento da cidade (607 milhões de reais).
Prezando pelo bom jornalismo, como sempre, Veja traz, também, a versão do prefeito sobre o caso em questão:
“Lucena argumenta que as contratações não podem ser enquadradas como nepotismo tendo como base um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que não impede o emprego de parentes para cargos de secretários.”
Crédito
A título de justiça, a repercussão da matéria da revista Veja foi publicada em primeira mão no blog Dito e Feito, dos jornalistas Wellington Farias e Eloise Elane.
Confira a matéria Veja Online.