PUBLICIDADE

TRE não admite recurso e mantém decisão do 1º Grau que desaprova contas da prefeita do Conde, Karla Pimentel

O Tribunal Regional Eleitoral (TER-PB) desproveu Recurso Especial interposto por Karla Maria Martins Pimentel Regis e José Ronaldo Vieira Sales Júnior, prefeita e vice-prefeito eleitos no Município do Conde (PB), nas eleições de 2020, em face de acórdão do TRE-PB (ID 15690386). Com isso, a Corte de Justiça Eleitoral mantém a decisão de 1º grau que desaprovou as contas de campanha dos referidos gestores.

A decisão é do desembargador Leandro dos Santos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Foi publicada nesta terça-feira (24), conforme documentos em anexo nesta matéria.

Na decisão, a Justiça determina a devolução ao Tesouro Nacional da importância de R$ 18.808,20 (dezoito mil, oitocentos e oito reais e vinte centavos).

De acordo com os autos, houve irregularidade na utilização de recursos destinados à campanha

“- A utilização de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha destinados à candidatura feminina foram utilizados no pagamento de serviços contábeis e advocatícios, constituindo-se de grave irregularidade.”, destaca o magistrado de 1º grau, após verificar a prestação de contas de campanha dos réus.

Em outra constatação, o relatório do magistrado aponta:

“- A realização de despesas de campanha sem o devido registro na prestação de contas e sem a informação quanto à origem de recursos utilizados, influi de igual maneira na desaprovação das contas. “

Processo de Cassação

Em paralelo, tramita no TRE um processo que pede a cassação do mandato da prefeita e do vice-prefeito do Conde. Este está pendente de julgamento em decorrência da defesa de Karla Pimentel ter impetrado uma ação na Justiça Eleitoral.

recurso especial negado

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.