PUBLICIDADE

Juiz Antônio Eugênio encerra campanha ‘Maio Laranja’ em Itaporanga com palestra na escola EECIT

O juiz Antônio Eugênio encerrou as atividades da campanha ‘Maio Laranja”, na cidade de Itaporanga, nesta terça-feira (31). Na oportunidade, o magistrado proferiu palestra sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, em evento que contou com a presença de estudantes, professores e pais de alunos.

Atento ao tema da campanha – Diga Não ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes -, o magistrado destacou que o assunto precisa ser mais debatido no seio da sociedade, como forma de vencer tabus e enfrentar a questão de frente.

O magistrado informou que há registro de aumento significativo de casos de abuso de crianças e adolescentes na cidade, principalmente no período da pandemia.

blank“Muitas escolas e professores têm receio de falar sobre o tema em questão, por questões religiosas, de política governamental. Eu, como juiz, fui abordar esse tema tendo em vista o grande aumento de casos no Município, envolvendo abuso e exploração de crianças. E posso dizer que, com a pandemia, tivemos um grande aumento, principalmente dentro de casa”, acrescentou o juiz.

Doutor Eugênio, como é conhecido na cidade, informou que a violação de direitos é uma triste realidade vivenciada por milhares de crianças e adolescentes vítimas de exploração e violência sexual, no país. “É um retrato cruel traduzido em números alarmantes no Brasil. Mais de setenta por cento das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes”, destacou o juiz.

Para o magistrado, além dos dados estatísticos negativos, o que mais preocupa é a ausência de debates na sociedade e de engajamento para  proteger e prevenir situações de violação de direitos de crianças e adolescentes.

“É preciso perder o medo de falar sobre o tema; enquanto o medo existir, as crianças e os adolescentes vão continuar sendo abusados, como mostram as estatísticas”, arrematou Antônio Eugênio

Avaliação

Antônio Eugênio adiantou que o feedback foi “proveitoso”, vez que a palestra proporcionou um contato direto com os alunos da Escola, com interatividade, em torno de um tema que precisa ser tratado sem preconceitos, como forma de prevenir e combater à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Participação

O evento contou com a participação do conjunto de entidades que integram a rede de proteção à criança e o adolescente, tais como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Contou, também, com a participação efetiva da Prefeitura de Itaporanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Magistrado

O magistrado Antonio Eugenio Leite Ferreira Neto é juiz de Direito e diretor do Fórum de Itaporanga.

Maio Laranja

O mês é dedicado ao enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de campanhas e ações da sociedade civil organizada.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.