Profissionais que trabalham em unidades de saúde da Secretaria da Saúde da Prefeitura de João Pessoa, tais como USFs e UPAS, informam, por meio de contato com o Blog Valter Nogueira, que estão sem condições de realizar as atividades básicas de atendimento ao público. De acordo com a denúncia, o fato ocorre devido a falta de material e insumos.
Os profissionais afirmam que a falta de insumos ocorre em todas as unidades, espalhadas por diversos bairros da Capital
De acordo com a denúncia, o Spray Fixador para Citopatológico está em falta há dois meses. O Spray é imprescindível para a realização do exame de prevenção de Câncer de Colo de Útero.
Os profissionais informam, também, que os prédios de algumas unidades apresentam problemas de infraestrutura.
Câmara Municipal
No início do mês de maio do ano em curso (12/05/2022), o vereador Marcos Henriques (PT) levou à tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa denúncias de moradores dos Bancários que davam conta da falta de médicos e remédios, além das péssimas condições de trabalho na UPA do Bairro. O parlamentar informou que a situação se estende a outras UPAs e USFs da Capital.
“Visitamos recentemente uma unidade de saúde no bairro de Valentina, que se encontra numa situação de abandono total, onde a estrutura não oferece condições mínimas de segurança para atendimento da população”, destacou o parlamentar, à época, da tribuna da Casa Napoleão Laureano.